14/07/22
Neste primeiro encontro, escolhemos o texto "Transitoriedade" do Freud, algumas frases e um pequeno conto, para disparar nosso debate. A proposta é que cada integrante realize uma leitura prévia para que no dia do grupo a palavra circule.
Transitoriedade: característica do que é momentâneo, temporário ou transitório.
O efêmero não possui valor?
O que é o tempo? De que matéria ou tecido o tempo é feito?
De que forma a psicanálise pensa o tempo?
---
Freud escreve em 1916, o poético texto "Sobre a Transitoriedade", em que relata a conversa que teve durante um passeio no campo com o amigo e poeta Rilke. Caminhavam admirando a natureza, enquanto o amigo dizia de forma melancólica que lamentava que toda aquela beleza fosse desaparecer um dia. Estava triste diante da constatação do efêmero da vida, como se as coisas perdessem por estarem fadadas ao fim. Freud responde que a natureza opera em ciclos: a primavera termina, mas volta a florescer. A preciosidade da vida aumenta justamente por sua finitude. Nesse sentido, Freud recorre a passagem do tempo cronológico, sobre a finitude da vida.
---
"O Buscador" Jorge Bucay
É um conto curto, mas convidativo, podendo trazer reflexões interessantes sobre como estamos vivendo o tempo. O título já provoca interrogações, será que somos buscadores?
---
Sobre o autor
---
Comments